top-memorial-brasil-artes-cenicas-nordestina
 
  marcas_topo_site3
           
teatro
Agamenon de Abreu PDF Imprimir E-mail

Agamenon_foto_reduzidaAgamenon Bomfim de Abreu é cenógrafo, figurinista, palhaço, designer gráfico e ator. É natural de Ibiquera – BA. Começou sua trajetória no Teatro ainda muito jovem, dirigindo os colegas, atuando e executando a cenografia e o figurino de peças encenadas em sua escola primária. O interesse pelo Teatro sempre foi grande e, quando morou em Itaberaba (interior da Bahia), entrou no grupo Raízes, onde começou na parte técnica e visual dos espetáculos.

Quando se muda para Salvador, logo adentra na Cia de Teatro Refletor, sob a direção de Joilson Nunes, e começa em 1992 sua carreira de ator no espetáculo infantil O consertador de brinquedos, no Teatro do ICBA. Redescobriu, ainda no Refletor, a vontade de cuidar do figurino, adereços e cenografia de espetáculos. Acabou prestando vestibular para Design Gráfico, onde termina a graduação de Bacharel em Desenho Industrial com Habilitação em Programação pela Universidade do Estado da Bahia.

Nesse meio tempo, acompanha e participa de diversas montagens de estudantes da Escola de Teatro da Ufba como O PIQUINIQUE NO FRONT (1995) e FEDRA, EM SONHO (1997). A partir daí, fez diversos cursos envolvidos com Teatro: maquiagem, mímica corporal dramática, confecção de bonecos etc.

Através de um curso ministrado por João Lima, Agamenon cria juntamente com alguns colegas e o próprio João, o grupo Viapalco. É responsável pelo visual dos espetáculos do Viapalco, sempre numa tentativa de unir o Design à criação Teatral. Pela sua relação com o figurino, adereço e planejamento de maquiagens, estagia no Teatro Castro Alves e logo em seguida é contratado.

Com o tempo, assume a coordenação do Centro Técnico do TCA de 2000 a 2007. Paralelamente, passa a cuidar dos elementos cênicos da direção de arte de espetáculos como O sapato do meu Tio, Maria Minhoca e O Segredo da Arca de Trancoso, etc.

Agamenon foi professor Titular da Disciplina "Figurino", "Comunicação, Arte e Cultura" e "Metodologia Visual" no curso de Design de Moda e Design de Interiores da Universidade Jorge Amado, de 2009 a 2010.

Atualmente, segue tocando seus projetos pessoais como ator e diretor de arte de espetácuos de teatro, dança, shows, etc., além de continuar ministrando Oficinas referentes à Engenharia do Espetáculo e preparação Corporal do Ator para a Cena.

 

Veja abaixo os vídeos de espetáculos com participação de Agamenon de Abreu.



 
FacebookGoogle BookmarksGoogle BuzzLinkedinMySpaceTwitter