top-memorial-brasil-artes-cenicas-nordestina
 
  marcas_topo_site3
           
a outra PDF Imprimir E-mail

A Outra Companhia de Teatro surge em 2004, em Salvador (BA) e desde então vem desenvolvendo ações nas áreas de: montagem e circulação de espetáculos, registro e memória, capacitação artística, intercâmbio cultural e formação de platéia para as artes. Formada por artistas de diversas formações e origens, o grupo valoriza suas referências culturais em seus trabalhos artísticos, afirmando discursos que refletem o interior e a capital, o centro e a periferia, a Bahia e o Nordeste, sem estereótipos folclóricos, seja ao adaptar uma obra ou criar um novo texto dramático.

Grupo residente do Teatro Vila Velha, a companhia já na sua primeira montagem, Arlequim - servidor de dois patrões, baseado na obra de Carlo Goldoni, versa com as manifestações e o imaginário nordestino, apropriando e dialogando com este universo em todas as suas nove montagens.

Em 2007, o grupo realizou o projeto Troca-Troca no Nordeste com A Outra Companhia, levando o seu interesse pelo Nordeste para além da pesquisa cênica/estética. Financiado pelo Programa BNB Cultural do Banco do Nordeste, o projeto possibilitou o intercâmbio com grupos de todos os estados da região através de oficinas e mesas de debates que nos permitiu conhecer e discutir o fazer teatral dos outros estados, compatilhando saberes e alargando a nossa visão sobre a cena teatral da região.

De lá para cá, realizamos o Seminário História do Teatro Baiano nas décadas de 60, 70, 80 e 90 no qual entrevistamos artistas baianos de reconhecido mérito nesse período que nos ajudaram a entender, através de seus relatos, o teatro produzido na Bahia nas últimas quatro décadas do século passado. E, recentemete promovemos o Seminário História do Teatro Nordestino que aconteceu em Salvador, Fortaleza, Natal e Recife e contou com a participação de artista e pesquisadores da história do teatro em todos os estados da região.

Com o Memorial Brasil de Artes Cênicas - Cena Nordestina, patrocinado pelo Programa BNB Cultural - Banco do Nordeste, ampliamos nossa pesquisa e disponibilizamos ao público o acesso a história de artista e grupos que vêm construindo as artes cênicas na região nordeste.

 

A TRAJETÓRIA

A Outra Companhia de Teatro é grupo residente do Teatro Vila Velha, Salvador-BA, fundada em abril de 2004.

PRÊMIOS, FESTIVAIS E EDITAIS:

*2011: Participação no 13ªº Caxias em Cena - Festival de Artes Cênicas, em Caxias do Sul (RS) com os espetáculos Mar Me Quer e Remendo Remendó.

*2011: Participação no FESTLUSO - Festival de Teatro Lusófono, em Teresina (PI) com os espetáculos Mar Me Quer e Remendo Remendó.

*2011: Participação no Festival Palco Giratório Recife (PE) com o espetáculo Mar Me Quer e a palestra História do Teatro Nordestino.

*2011: Participação no Festival de Teatro de Curitiba – FRINGE com os espetáculos Mar Me Quer e Remendo Remendó (estréia).

*2011: Participação do Amostrão Vila Verão com os espetáculos Mar Me Quer e A sacanagem da outra, em Salvador (BA).

*2010: Contemplado com Prêmio BNB de Cultura com o projeto Memorial Brasil de Artes Cênicas – Cena Nordestina.

*2010: Ganhador do Prêmio Myriam Muniz de Teatro, categoria circulação, promovido pelo Ministério da Cultura via FUNARTE com o Projeto Outras Histórias.

*2010: Participação no Festival Recife do Teatro Nacional com o espetáculo Mar Me Quer.

*2009: Ganhador do Prêmio Myriam Muniz de Teatro promovido pelo Ministério da Cultura via FUNARTE com o Projeto Mar Me Quer.

*2008//2009: Contemplado com Apoio Financeiro em suas Ações Continuadas, durante 08 meses, pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Governo do Estado da Bahia – Secretaria da Cultura e Secretaria da Fazenda, com o projeto A Outra Companhia 2008.

*2007//2008: Ganhador do Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz promovido pelo Ministério da Cultura via FUNARTE com o Projeto O Pique dos Índios ou A Espingarda de Caramuru, uma homenagem a Haydil Linhares.

*2007//2008: Ganhador do Edital de Patrocínios do OI FUTURO, com o projeto A Outra Companhia de Teatro Reduzindo Distâncias.

*2007: Selecionado para a Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba, com o espetáculo O Contêiner.

*2007: Ganhador do Programa BNB Cultural 2007, do Banco do Nordeste, com o projeto Troca-Troca no Nordeste com A Outra Companhia de Teatro, que visa o intercâmbio cultural, a iniciação e o aperfeiçoamento artísticos.

*2006: Ganhador do Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz promovido pelo Ministério da Cultura via FUNARTE com o Projeto A Outra Companhia de Teatro - Manutenção e Pesquisa, que financiou o processo de pesquisa que precedeu a montagem do espetáculo "O Contêiner".

*2005: Selecionado para o 33º FASC – Festival de Arte de São Cristóvão – SE, com o espetáculo Debaixo d´água em cima d'areia

*2004: Prêmio Braskem de Teatro – Categoria Revelação pelo espetáculo "Arlequim servidor de dois patrões", para o diretor Vinício de Oliveira Oliveira.

 

ESPETÁCULOS REALIZADOS:

Espetáculo: "Colcha de Retalhos" - REPERTÓRIO
Autor: Eddy Veríssimo, Israel Barretto e Luiz Buranga
Dramaturgia: Luiz Antônio Jr.
Direção: Luiz Antônio Jr e Roquildes Junior
Estréia: 2011

Espetáculo: "Remendo Remendó" - REPERTÓRIO
Autor: Cell Dantas, Inácio D'eus, Vinício de Oliveira Oliveira
Direção e Dramaturgia: Luiz Antônio Jr.
Estréia: 2011

Espetáculo: "Mar Me Quer" - REPERTÓRIO 
Autor: Mia Couto
Dramaturgia: Luiz Antônio Jr, a partir de improvisções do elenco
Direção: Luiz Antônion Jr.
Estréia: 2010 

Espetáculo: "Moringa" 
Autor: Vinício de Oliveira Oliveira a partir de improvisações do elenco
Direção: Vinício de Oliveira Oliveira
Estréia: 2009

Espetáculo: "Três Histórias para Lembrar"
Autor: José Mena Abrantes, José Saramago e Iderval Miranda
Direção: João Meirelles, Luiz Antônio Jr. e Rota Carelli
Estréia: 2008

Espetáculo: "O Pique dos Índios ou A Espingarda de Caramuru"
Autor: Haydill Linhares
Direção: Vinicio de Oliveira Oliveira
Estréia: 2008
Contemplado na categoria Melhor Ator Coadjuvante – Armindo Bião, pelo Prêmio Braskem 2008.

Espetáculo: "A Sacanagem da Outra" - REPERTÓRIO
Autor: Vinício Oliveira, Camilo Fróes e elenco
Direção: Vinício de Oliveira Oliveira
Estréia: 2007 

Espetáculo: "O Contêiner" 
Autor: José Mena Abrantes
Dramaturgia: Fábio Espírito Santo e improvisações do elenco
Direção: Vinício de Oliveira Oliveira
Estréia: 2006 

Espetáculo: "Debaixo d'água, em cima d'areia"
Autor: Vinicio de Oliveira Oliveira e elenco
Direção: Vinício de Oliveira Oliveira
Estréia: 2005 

Espetáculo: "Arlequim - servidor de dois patrões" - REPERTÓRIO
Autor: Carlo Goldoni
Adaptação e Direção: Vinício de Oliveira Oliveira
Estréia: 2004 
Indicado a melhor espetáculo adulto de 2004 e melhor atriz coadjuvante (Eddy Veríssimo), contemplado na categoria Revelação, pelo Prêmio Braskem de Teatro.

PROJETOS

· Outras Histórias - 2011
Projeto de Circulação com o espetáculo Mar Me Quer, além de oficinas intervenções urbanas e palestra sobre a história do teatro nordestino, com A Outra Companhia de Teatro. Contemplado com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2010.

· Memorial Brasil de Artes Cênicas – Cena Nordestina - 2011
Projeto de registro e memória com foco na produção cênica nordestina, resultando na criação de um site onde serão divulgados perfis de artistas com trajetória histórica, imagens fotográficas e audiovisuais, recortes de jornal e material gráfico de espetáculos. Patrocinado pelo Banco do Nordeste, em parceria com o BNDES, através do Prêmio BNB de Cultura 2011.

· Mar Me Quer - 2010
Projeto de pesquisa e montagem do espetáculo Mar Me Quer, d'A Outra Companhia de Teatro (BA). Contemplado com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz – 2009.

· A Outra Companhia – 2009 / 2010
Projeto de manutenção das atividades de pesquisa artística d'A Outra Companhia de Teatro (BA), com atividades de iniciação artística, apresentação de espetáculos em sala fechada e na rua. Com o apoio financeiro do FUNDO DE CULTURA – Governo do Estado da Bahia.

· Conexão Shakespeare-Nordeste – ano 2009
Projeto de intercâmbio entre A Outra Companhia de Teatro e o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN), a partir da residência artística do diretor Fernando Yamamoto no Ponto de Cultura Teatro Vila Velha. Contemplado com o Prêmio FUNARTE Interações Estéticas 2008.

· Seminário História do Teatro na Bahia nas décadas de 60, 70, 80 e 90
Projeto de resgate e registro memorial do teatro baiano, a partir de palestras com artistas e demais profissionais das artes cênicas. Gerando publicações e produtos audiovisuais. Integrou projeto de pesquisa e montagem do "Pique dos Índios ou A espingarda de Caramuru", contemplado com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2008.

· A Outra Companhia de Teatro Reduzindo Distâncias - ano 2008
O projeto levou oficinas e dois espetáculos de repertório da Companhia, Arlequim Servidor de Dois Patrões e Debaixo D´Água em Cima D´Areia, para as cidades Vitória (ES), Almenara (MG), Vitória da Conquista (BA), Picos (PI), Juazeiro (BA), Petrolina (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE). Vencedor do Edital de Patrocínios Culturais Incentivados da Oi Futuro, 2008.

· Troca-Troca no Nordeste com A Outra Companhia de Teatro – ano 2007
Projeto de Intercâmbio artístico que convidou com representantes de grupos de teatro e dança de todos os estados do Nordeste para palestras e oficinas no Teatro Vila Velha. Contemplado com o Prêmio BNB Cultural 2007.

OUTROS TRABALHOS REALIZADOS:

Performance na abertura do "V Festival de Cinema Pan Africano"
Período: novembro de 2005 // Local: Estação da Calçada

"África/Cinema"
Mostra de curtas-metragens africanos
Local: Teatro Vila Velha // Período: abril de 2006

Participação no filme "O Jardim das Folhas Sagradas",
Longa-metragem do cineasta Póla Ribeiro (em fase de finalização)
Período: junho a novembro de 2006

Seminário História do Teatro na Bahia nas décadas de 60, 70, 80 e 90
Local: Teatro Vila Velha // Período: 01 e 02 de setembro de 2008

Seminário Conexão Shakespeare-Nordeste
Local: Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha // Período: 18 e 19 de março de 2009

Leitura Dramática de "Trabalhos de Amor Perdidos", de William Shakespeare
Direção: Fernando Yamamoto
Local: Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha // Período: 19 de março de 2009

Ciclo de Leituras Dramáticas de Textos Lusófonos
Diretores: Luiz Antônio Jr, Roquildes Junior e Luiz Buranga, AC Costa, Chica Carelli
Local: Passeio Público // Período: 10 de novembro a 01 de dezembro de 2009

Intervenções Urbanas / Performances "Mar Me Quer"
Locais: Palacete das Artes – Museu Rodin. Biblioteca Central do Estado da Bahia, Estação de Trem da Calçada, Museu de Arte Moderna - MAM, Solar Boa Vista e Passeio Público // Período: entre janeiro e fevereiro de 2010

Palestra Árica: o fantástico e o mítico de suas lendas
Participantes: Everaldo Duarte, Fátima Ribeiro, Vanda Machado, Luisa Passos e Valdemir Zamparoni
Local: Teatro Vila Velha // Período: 19 de maio de 2010

Seminário História do Teatro Nordestino
Local: Teatro Vila Velha (Salvador – BA), Livraria Cultura (Recife – PE), Barracão Clowns (Natal – RN) e Auditório UFC (Fortaleza – CE) // Período: maio e junho de 2011

OFICINAS MINISTRADAS:

"Oficina de Teatro para Iniciantes"
Ministrada por Vinício de Oliveira Oliveira e Luiz Antônio Jr.
Local: Teatro Vila Velha // Período: novembro de 2006, janeiro e fevereiro de 2007, agosto e setembro de 2007

"Oficina de Teatro"
Ministrada pelo elenco d'A Outra Companhia de Teatro
Local: Teatro Vila Velha // Período: novembro e dezembro de 2007, abril e maio de 2008, agosto a novembro de 2008, abril e maio de 2009

"Oficina de Cenografia"
Ministrada por Lorena Torres Peixoto
Local: Teatro Vila Velha // Período: março de 2010

"Oficina de Caracterização"
Ministrada por Luiz Santana
Local: Teatro Vila Velha // Período: março de 2010

"Oficina O jogo enquanto princípio para criação dramatúrgica" 
Ministrada pelo elenco d'A Outra Companhia de Teatro
Local: Teatro Vila Velha – Salvador (BA) // Período: março de 2011
Barracão Clowns – Natal (RN) // Período: maio de 2011
Escola Fiandeiros de Teatro – Recife (PE) // Período: maio de 2011
Casa da Esquina – Fortaleza (CE) // Período: junho de 2011

"Oficina O jogo enquanto princípio para criação dramatúrgica"
Ministrada por Luiz Antônio Jr. com o elenco d'A Outra Companhia
Local: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho – Caxias do Sul (RS) // Período: setembro de 2011

INTERCÂMBIOS REALIZADOS:

A Outra Companhia de Teatro (BA) e Grupo Teatral Clowns de Shakespeare (RN)
Teatro Vila Velha, Salvador - BA
Janeiro a março de 2009 // março de 2010

A Outra Companhia de Teatro (BA) e Grupo Teatral Clowns de Shakespeare (RN)
Barracão Clowns, Natal - RN
Junho de 2010

A Outra Companhia de Teatro (BA), Grupo Bagaceira de Teatro (CE) e Teatro Máquina (CE)
Casa da Esquina, Fortaleza – CE
Junho de 2011

A Outra Companhia de Teatro (BA) e Cia do Giro (RS)
Teatro Vila Velha, Salvador - BA
Junho de 2011

A Outra Companhia de Teatro (BA) e GrupUsina de Teatro (BA)
Teatro Vila Velha, Salvador - BA
Julho e agosto de 2011

 
FacebookGoogle BookmarksGoogle BuzzLinkedinMySpaceTwitter