top-memorial-brasil-artes-cenicas-nordestina
 
  marcas_topo_site3
           
Jai Bispo PDF Imprimir E-mail

Jai_reduzidoJai Oliveira demonstrou interesse muito jovem em atividades artísticas ligadas à Dança. Sempre estimulado pela família, começa profissionalmente sua carreira no Vila Dança, sob a direção de Cristina Castro, onde além de dançarino, atuou também como assistente de coreografia e produtor. Permanece no grupo durante dez anos.

Em 1995 fez parte, como dançarino, da InterArte, Cia coordenada por Angela Dantas que tem como foco a dança popular. A partir de 1999, começa a estudar Dança com mais afinco e em 2000 ingressa na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Coreografou grupos residentes no Teatro Vila Velha, como a Outra Cia de Teatro em espetáculos como Arlequim e O pique. Jai possui um gosto especial em trabalhar com atores e compor coreografias para espetáculos teatrais.

Trabalhou com diretores de Teatro como Thiago Romero em Bakxai e Fernanda Júlia, em Pavio Curto. Integrou como intérprete a Dance Brazil Company, a Cia de Jorge Silva (onde desenvolveu autonomia como fazedor e propositor artístico) e, durante um ano, o Ballet de Teatro Castro Alves.

Em 2007, começa a trabalhar como estagiário e já em 2008 como professor de dança contemporânea no curso profissionalizante da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), onde leciona até hoje. Integrou em 2008 e permaneceu durante três anos na turnê "Canibália" da cantora Daniela Mercury.

Em 2010 trabalhou como dançarino de Ivete Sangalo e há um ano coreografa shows da cantora. Atualmente, além de assinar a coreografia do novo DVD de Ivete, que tem estreia prevista para o final de 2013, Jai deseja concretizar projetos autorais como coreógrafo. Para ele, o ensino deve ceder lugar para a troca de experiências e acredita no fazer artístico como um laboratório investigativo recheado de desafios e entrega.

 
FacebookGoogle BookmarksGoogle BuzzLinkedinMySpaceTwitter