top-memorial-brasil-artes-cenicas-nordestina
 
  marcas_topo_site3
           
Robson Correia PDF Imprimir E-mail

Correia_reduzidoNascido em Salvador, Robson Correia é ator, dançarino, coreógrafo, diretor, figurinista e aderecista. Começou no Projeto Viver com Arte da Fundação Cultural da Bahia, onde ficou 5 anos estudando técnicas de teatro e dança. Também fez teatro com Tainã Andrade em 1998, e no ano de 1999 fez teatro de rua com Luis Bandeira, culminando o espetáculo "Cirandarte". Após o espetáculo, criou-se um grupo com o mesmo nome, onde ficou por 10 anos atuando como diretor, administrador e preparador corporal.

Começou a se interessar pela dança ainda em no Projeto Viver com Arte, principalmente com as matrizes africanas, tendo Roquedélia Santos e Nadir Nóbrega como uma importante referência. Além disso, foi aluno da Escola de Dança SESC – Nazaré, onde teve aulas com Mestre King, no ano de 2000. Após sair do Projeto, funda em 2003 a sua própria companhia, Cia. de Dança Robson Correia, trabalhando como diretor, preparador corporal, além de ser responsável pela elaboração de projetos. Formalizada em 2004, o grupo tem 10 espetáculos no repertório como "Homens de Ogum" (apresentado também na África), "7 mulheres e 1 pecado" ( que contou com a participação de Nildinha Fonseca, Jahaína Cavalcante , Vera Passos entre outras), "Triscou, Pegou" (contemplado em 2007 pelo edital Quarta que Dança), "Almejo", "Nac-Horuc". Em 2008, foi aprovado no edital Quintas do Teatro, com os espetáculos "Embucho, Casou! e Retratos Populares".

Entrou em 2003 na Escola de Dança da Funceb, o que lhe rendeu diversos convites para atuar fora como dançarino. Ainda como estudante, foi arte-educador no Projeto Arte e Cidadania, no bairro de Arenoso, entre 2004 e 2005, Fundação Cidade Mãe, em 2007; dançou durante 5 anos na Companhia Danças e Folguedos. Também é formado em Direitos Humanos pelo Projeto PLP (Promotores Legais Populares) pela GAPA Bahia (Grupo de Prevenção e Apoio a AIDS). Em 2005, foi escolhido entre 152 candidatos para representar juntamente com mais 18 dançarinos o Ano do Brasil na França, em uma turnê de dois meses.

Robson tem no currículo quinze espetáculos de dança, treze espetáculos de teatro e dez espetáculos de ambas as linguagens dirigidos. Pretende voltar a atuar, e ainda em 2013 vai estrear um solo com supervisão de Joffre Santos, além de ter como parceira na Cia. a dançarina Vera Passos. O grupo pretende estrear em novo espetáculo " o Leque de Oxum" em dezembro de 2013. Atualmente, é professor de Dança Afro do Curso Livre da FUNCEB, e cursa Licenciatura em Dança na Universidade Federal da Bahia

 
FacebookGoogle BookmarksGoogle BuzzLinkedinMySpaceTwitter