top-memorial-brasil-artes-cenicas-nordestina
 
  marcas_topo_site3
           
Trupe Arlequin PDF Imprimir E-mail

trupe_arlequinA Trupe Arlequin, fundada em 2008 em João Pessoa, Paraíba pelo artista e arte-educador formado pela Universidade Federal da Paraíba Diocélio Barbosa, nasceu com o intuito de dar continuidade a uma pesquisa coletiva iniciada em 2000, quando integrante do Grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar. A Trupe é formada por artistas que já possuem uma trajetória de trabalhos voltada para a arte do circo e do teatro: Diocélio Barbosa, Nady Costa, Claudia Cavalcante, Filipi Maciel, Márcio de Paula e Ana Velentim.

Com a pesquisa voltada para a investigação do corpo cênico a partir das técnicas de circo, a Trupe Arlequin utiliza esta expressão para subsidiar suas montagens tanto dos experimentos teatrais como dos circenses e, com isso, disseminar e fomentar a valorização destas artes. Compõem o repertório da Trupe os espetáculos "Sonho de Voar", com direção de Eleonora Montenegro, "Circo Arlequin", com direção de Diocélio Barbosa, e "Nada, Nenhum e Ninguém...", em parceria com o GECA (Grupo Experimental Cena Aberta), com direção de Marcos Pinto.

Nesses três anos de existência a Trupe Arlequin vem promovendo importantes eventos circenses na Paraíba, a exemplo do I Balaio Circense em 2009, proporcionando o encontro entre artistas de circo e de teatro, tornando-se referência enquanto articulador das artes na Paraíba. Esta trajetória tem dado à Trupe o status de Grupo com pesquisa voltada para o circo e teatro na cidade.

Acompanhe a trajetória do grupo:

2008

- Os primeiros integrantes da Trupe Arlequin começaram a se encontrar em novembro de 2008 nas dependências da Fundação Espaço Cultural, mas foi no dia 10 de dezembro, Dia Internacional do Palhaço, que a Trupe é oficialmente fundada.

- A Trupe começou suas atividades já com duas metas para o ano seguinte: a estreia do espetáculo circense "Sonho de Voar" com Diocélio Barbosa, sob a direção de Eleonora Montenegro. O projeto foi contemplado com a Bolsa Funarte de Incentivo à Criação ou ao Aperfeiçoamento de Números Circenses 2008. Também foi feita a montagem de um espetáculo circense beneficente, "Muvuca Circense", destinado a arrecadar fundos para viagem do artista Vinícius Brito a Escola Nacional de Circo (RJ).

2009

- No dia 23 de Janeiro, a Trupe Arlequin e artistas convidados estreiam o espetáculo beneficente "Muvuca Circense " com a direção de Diocélio Barbosa, o qual mais tarde daria origem ao espetáculo circense "Circo Arlequin". O projeto foi destaque nos principais jornais da cidade e a Trupe é oficialmente lançada na Imprensa local.

- Sua estreia oficial na cidade aconteceu em 19 de Abril no Teatro de Arena Fundação Espaço Cultural – Funesc com o espetáculo circense "Sonho de Voar", solo de Diocélio Barbosa e direção de Eleonora Montenegro.

- Arlequin integra a "Conexão Trupes de Circo-Teatro do Nordeste" criada em 2008, movimento artístico de intercâmbio e discussões políticas para as atividades Circense do Nordestino.

- Depois das performances de circo realizada "na Muvuca Circense" e em eventos como Festival Poesia Encenada Sesc (PB) e na Páscoa da Garotada na AABB (PE), a trupe decide montar o espetáculo circense "Circo Arlequin", o qual logo estreia e faz temporada de dois finais de semana nas cidades de Juazeiro do Norte e Nova Olinda (CE).

- No dia 18 de Julho, estreia o espetáculo "Nada, Nenhum e Ninguém..." com direção de Marcos Pinto criado em parceria com o Grupo Experimental Cena Aberta – Geca.

- A Trupe Arlequin é destaque na imprensa nacional com a reportagem "Profissão de jovens artistas circenses", gravada para o Canal Futura (RJ).

- A Trupe viaja com o espetáculo "Circo Arlequin" para seu primeiro festival nacional fora do estado da Paraíba, o 19º Festival de Inverno de Garanhuns (PE). Em seguida, para o I Festival do Palco Giratório Sesc Paraíba e o XXXIV Festival de Inverno de Campina Grande (PB).

- "Nada, Nenhum e Ninguém..." participa de festivais competitivos: Aldeia SESC, com o qual ganha o prêmio Ator Revelação para Walter Olivério e IV Cajazeirato Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras com o qual ganha dois prêmio, o de Melhor Figurino (Mauricio Germano) e Ator Coadjuvante (Márcio de Paula).

- Lança o projeto Balaio Circense, com Edição Formação, em parceria com Sebrae, Funjope, Funarte e Funesc, trazendo convidados como a Escola Nacional de Circo e o Teatro de Anônimo ambos da cidade do Rio de Janeiro.

2010

- A Trupe realiza a sua primeira Turnê pelo Nordeste, com o espetáculo "Nada, Nenhum e Ninguém..." concebido em parceria com o grupo Geca, projeto intitulado "Caravana Nada, Nenhum e Ninguém... Pelo Nordeste Brasileiro". Foram percorridos sete estados e treze cidades, através do FMC – Fundo Municipal de Cultura, Programa BNB de Cultura e Prêmio Funarte Artes Cênicas na rua.

- Realização da segunda Turnê do espetáculo "Nada, Nenhum e Ninguém..." agora pelo Centro-Oeste e Sudeste, com o projeto intitulado "Caravana Nada, Nenhum e Ninguém... Um Teatro de Celebração!", percorrendo quatro estados e sete cidades, através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

- Participa de seu quarto festival competitivo na I Bienal Nacional Potiguar de Teatro, com o espetáculo "Nada, Nenhum e Ninguém...", o qual leva três prêmios Melhor Direção (Marcos Pinto), Melhor Maquiagem (Williams Muniz) e Melhor Iluminação (Eloy Pessoa).

2011

- Estreia o segundo projeto de espetáculo em parceria com o grupo Geca, "O Divino Calvário", através do Edital Paixão de Cristo 2011 (Prefeitura Municipal de João Pessoa).

- Realiza a primeira circulação do espetáculo "Circo Arlequin" pelo Brejo paraibano com o projeto "Tomara que não Chova!", através do Programa BNB de Cultura e em parceria com o Projeto Circuito do Frio - Rota Cultural.

- O espetáculo "Circo Arlequin" é convidado para circular durante 20 dias por 16 cidades do interior do estado de São Paulo, através do Circuito Sesc de Artes 2011.

Para saber mais informações sobre a Trupe Arlequin clique aqui.

Veja abaixo vídeos do grupo:

Espetáculo NADA, NENHUM E NINGUÉM...

Espetáculo SONHO DE VOAR

   

 
FacebookGoogle BookmarksGoogle BuzzLinkedinMySpaceTwitter