top-memorial-brasil-artes-cenicas-nordestina
 
  marcas_topo_site3
           
teatro
Abides de Oliveira PDF Imprimir E-mail

abides_siteAbides de Oliveira é ator, dramaturgo e jornalista, com formação na Universidade Federal de Alagoas. O ator é um dos fundadores da Associação Teatral Joana Gajuru, primeiro grupo de teatro de rua de Alagoas.

Antes do grupo Joana Gajuru, Abides de Oliveira fez parte de alguns grupos alagoanos, onde participou de importantes montagens do teatro alagoano. No grupo Infinito Enquanto Truque atuou nos espetáculos Ratofuso, adaptação de Lael Correia da obra de Graciliano Ramos "Angustia", e Senhora, adaptação de Lael Correia do livro homônimo de José de Alencar.

No grupo Comédia Alagoense atuou no espetáculo "O Despertar da Primavera". A peça marcou o teatro alagoano no ano de 1994, quando um grupo de atores fizeram de um supermercado abandona uma casa de espetáculo, mantendo durante dois meses e com sucesso de público uma temporada do espetáculo "O Despertar da Primavera".

Na Universidade Federal de Alagoas atuou em várias montagens de "O Casamento do Pequeno Burguês", texto de Bertold Brecht, "Diário de Um Louco", com esses dois espetáculos participou do festivais nacionais em Blumenau, Santa Catarina, e Francisco Beltrão, no Paraná, "Quanto Custa o Ferro?", "Com os Burros N'Água", "Festa nas Alagoas".

Mas é no grupo Joana Gajuru que vem a desenvolver todo o seu teatro. Atua no primeiro espetáculo do grupo "Uma Canção de Guerreiro no Chumbrego da Orgia", como ator e também como autor de um dos textos utilizados na montagem: "A Chegada de Lampião e da Prostituta no Céu", adaptado da literatura de cordel.

Também no Joana Gajuru teve sua primeira experiência como diretor, ao dirigir e atuar no segundo espetáculo do grupo, "O Auto da Lapinha Mágica".

É no grupo alagoano que Abides de Oliveira tem a oportunidade de participar de inúmeros festivais nacionais e internacionais de teatro no Brasil e de eventos teatrais, entre eles, a Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, em São Paulo, Festival Latino-Americano de Salvador, Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga-CE, Próximo Ato, do Itau Cultural.

Abides de Oliveira é responsável pela dramaturgia e adaptação do espetáculo "Baldroca", livre adaptação do conto "Corpo Fechado", de João Guimarães Rosa, montagem de rua do grupo Joana Gajuru.

No ano de comemoração dos 15 anos do grupo Joana Gajuru, Abides de Oliveira foi responsável pela pesquisa, elaboração e produção do catálogo sobre os 15 anos do grupo: "Gajuru 15 anos, Memória dos Filhos de Joana".

Atualmente, Abides de Oliveira faz um estudo e pesquisa da obra de Artur Azevedo com o objetivo de adaptar o texto "Fritzmac", de autoria de Artur e Aloísio Azevedo", para o teatro de rua. "Frizmac" será a próxima montagem do grupo Joana Gajuru.

Vídeos:

 
FacebookGoogle BookmarksGoogle BuzzLinkedinMySpaceTwitter